Público
alvo: Alunos dos 5ºanos do período da tarde
Professores
envolvidos: Rosana e Fátima Vitoriano (PAPE)
Tema:
APRENDENDO COM POEMAS
Duração:
Três
semanas (2º. Trimestre).
Justificativa:
- Para que os alunos possam:
- Conhecer e praticar
um novo uso da linguagem (poema) em uma nova situação comunicativa;
- Possibilitar a
pesquisa e a exploração de estratégias de leitura.
- Aprofundar o olhar e
o conhecimento quanto ao espaço geográfico e a realidade da comunidade a que
pertencem, abrindo-se a perspectiva de transformação social e o posicionamento
em diversas situações.
Objetivos:
o
Identificar poemas, aprender a escutar;
o
Ler, compreender, interpretar, declamar
e produzir poemas;
o
Reconhecer e fazer uso dos recursos da
linguagem poética, quanto a sonoridade.
·
AVALIAÇÃO:
Através de produções e revisões de textos de autoria e
coletivos; Exercício de análise e interpretação de textos de autores diversos.
Atividades:
(Livro: A poesia pede passagem/Elias José)
1)
Ler e recitar diversos poemas ( do
referido livro ou de outros);
2)
Diferenciar a estrutura do poema de outros portadores de textos(
passar na lousa ou xerocar);
AQUI JAZ O BENEDITO
Aqui jaz o Benedito
Que esticou o cambito,
Se tivesse sido seu
pai,
Tanto fez como tanto
faz;
Se tivesse sido seu
irmão,
Teria sido tarde o
vilão!
E caso tivesse sido sua
mana,
Bah, valia uma casca de
banana!
E se tivesse morrido a
família
Triste, triste ninguém
ficaria,
Mas quem morreu foi o
Benedito,
E como ele esticou o cambito,
Não há nada mais pra
ser dito.
(Sergio Capparelli)
3)
Transmitir que poema é o texto e
poesia é a sensibilização que o poema transmite (leitura da pag.25/29-poesia e
poema);
4)
Perguntar
aos alunos se eles já recitaram poema com entonação, falar da importância e
pedir que escolham um pequeno poema para recitarem aos amigos da sala (
escolher alguns e afixar no mural da sala).
5)
Apresentar
um poema explorando suas estrofes e versos. Passar na lousa o poema de Celina
Ferreira (pag.60/61)
BOM
DIA POESIA
Acordo
leve e contente
Entre
cores e alegria.
Penso
no mar, nas montanhas,
Nos
rios, na maresia,
Nos peixinhos, nos corais,
No
sol que me traz o dia.
Em
tudo sinto a grandeza,
Em
tudo vivo poesia.
Abro
os olhos, que beleza
Que
Deus agora me envia.
Sou dona
dos horizontes,
Da
terra e doce harmonia,
Dos
frutos que vêm da terra,
Dos
tesouros que ela encerra,
Das
riquezas que ela cria.
Sinto
a paz dentro de mim
E
nada perturbaria
A
minha grande esperança
Viva
também a poesia
Que
recolho no universo
E concentro
em cada verso
Que
distribuo: Bom dia
Quantos versos tem o poema?
Quantas estrofes tem o poema?
Numere as estrofes e represente uma por meio de
ilustrações:
Copie o verso que mais gostou:
6)
Trazer
para sala de aula e comparar poemas que possuam
ou não rimas, deixando claro que rimas são recursos e não
obrigatoriedades;
A PALAVRA CHAVE
ABRAÇO
A palavra
chave
Abraço é uma palavra
Já
não fecha
doce, quente e gostosa.
Nem
abre
Quando dado no capricho
O abraço fica muito tempo
A
palavra amor no
corpo da gente.
Muda
de cor
A
palavra verde
Amadurece.
A palavra chave
Voa no papel
Quais
os nomes dos poemas apresentados?
Qual
deles apresenta rimas?
Copie
as rimas do poema:
Você
deixou de compreender o outro poema por falta de rimas?
7)
Explorar
um texto com apresentação de descritores, identificando-o no poema. Leia o
poema e observe as descrições do escritor Ricardo Azevedo sobre tudo o que vê
pela janela numa linguagem poética:
PELA JANELA
Lá no alto da
janela
Vejo a vida e
vejo a luz.
Vejo a montanha
distante,
O jeito que a
noite cresce,
O passarinho
cantando,
O avião que
reluz,
O vento tão
passageiro,
As estradas,
As estrelas,
As esquinas da
cidade,
Os homens e seus
caminhos,
Os barcos soltos
no mar,
As flores com
tantas cores,
E o trem que, de
longe, apita,
Anunciando a
chegada
Daquela moça
bonita.
Grife, no texto, tudo o que o escritor vê:
8)
Apresentar uma atividade para
praticar a linguagem conotativa. Quando o sentido da palavra aparece com um
sentido ampliado ou alterado sugerindo
ideias diferentes do sentido literal, dizemos que a palavra está no sentido
figurado, também chamado conotativo. Leitura da pag. 31/32:
...”Eu
sei fazer poesia escrevendo, jogando e brincando com as palavras. No poema, as
palavras podem aparecer sozinhas ou acompanhadas. Só que muito bem
acompanhadas. Pode aparecer na maneira tradicional de se fazer versos e
estrofes ou de forma mais livre, criando maior sugestão visual.
Como
poeta, tento mostrar que as palavras têm cor. O amor é azul e a solidão é
cinza. As palavras têm também gosto, som, cheiro e forma. Paz é uma palavra
azul, doce, tem o perfume da rosa, o som de valsa e é macia como um veludo
desperta ternura, carinho, vontade de que tivesse forma para a gente abraçar a
paz. Guerra é uma palavra vermelho escura, amarga, cheia de ruídos chatos,
cheira poluição e espinha o corpo e a mente. Desperta sentimentos negativos,
revoltas, dores, raivas, vinganças, destruições e mortes. Aí vai um pouco do
que penso sobre a palavra:”
PALAVRA
A palavra PALAVRA
É cheia de mistérios,
Azedume e doçura,
Liberdade e prisão
Verdade e mentira,
Alegria e tristeza,
Voo livre e perigo.
A palavra PALAVRA
Vive nas penas dos
poetas,
Nas conversas dos
namorados,
Nas mesquinhas
disputas,
Nas lutas pela verdade,
Nas mentiras infames,
Nas combinações com o
diabo,
Nos monólogos com Deus.
9)
Sempre que surgir uma palavra que
os alunos não souberem seu significado, consulte um dicionário. Não deixe de
fixar que a linguagem que o poeta usa
não é uma linguagem comum. Os poetas não usam as palavras em seu sentido
literal, do modo que estão no dicionário. A linguagem de um poema não é comum,
ela expressa um modo particular do poeta ver e sentir o mundo( leitura das
pag.31/37- a palavra poética).
Dicionário
poético
ALEGRIA:
Alegria é uma palavra extravagante, feliz, barulhenta e contagiante. Por mais
que se esforce, o riso da alegria não cabe numa só palavra.
ANJO: É um ser humano de asas e bondade, que resolveu virar santo só pra cuidar da
gente.
ABRAÇO: É uma palavra doce, quente e gostosa. Quando dado no capricho, o abraço fica
muito tempo no corpo da gente.
ABANDONO: É
uma palavra escolhida como bichinho órfão. Palavra abandonada, vive sempre
muito sozinha.
10) Trazer
um poema destacando um trecho, pedindo para o aluno dar sua explicação individual
sobre alguma parte referida ( alguns alunos preferiram aproveitar o poema
exposto para a partir dele criar nova versão)
INSPIRADOS NESSE POEMA DE CARLOS
RODRIGUES BRANDÃO FORAM DESENVOLVIDOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, QUE
RESULTARAM EM EXCELENTES OBRAS DE AUTORIA DOS ALUNOS:
O WAI- QUEM- QUÉ
FECHE
OS OLHOS
BEM
FECHADOS
E
AGORA SONHE
COM
UM BICHO
UM
BICHO SEU,
BEM
SONHADO
DO
JEITO QUE
VOCÊ
QUISER!
SE
LÁ DENTRO
DO
SEU SONHO
ESSE
SEU BICHO
BEM
SONHADO
SAIR
COMO VOCÊ GOSTA,
E
FOR COMO VOCÊ QUER,
INVENTE
UM NOME
PARA
ELE. POR EXEMPLO:
UM
WAI- QUEM- QUÉ!
11) Leia
o poema abaixo, depois complete criando uma nova versão de acordo com sua
imaginação:
PARAÍSO
SE ESTA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA LADRILHAR,
NÃO PARA AUTOMÓVEL MATAR GENTE,
MAS PARA CRIANÇA BRINCAR.
SE ESTA RUA FOSSE MINHA
EU NÃO DEIXAVA DERRUBAR
SE CORTAREM AS ÁRVORES
ONDE OS PÁSSAROS VÃO MORAR?
SE ESTE RIO FOSSE MEU,
EU NÃO DEIXAVA POLUIR
JOGUEM ESGOTO NOUTRA PARTE,
QUE OS PEIXES MORAM AQUI
SE ESTE MUNDO FOSSE MEU,
EU FAZIA TANTAS MUDANÇAS
QUE ELE SERIA UM PARAÍSO
DE BICHOS, PLANTAS E CRIANÇAS.
José
Paulo Paes
12) Produzir
um poema ou uma estrofe referindo-se sobre sua cidade; se preferir pode apenas
escolher um local específico da cidade para essa produção:
EMEB BENEDITO JOSÉ DE MORAIS
Nome
Completo do (a) PAPE: Maria de Fátima Vitoriano Ceccon.
Relatório
referente ao mês de :
Agosto
Modalidade:
Ensino Fundamental
Turma:
5º ano C Professora: Rosana da Silva Martins
Desenvolvimento da
Ação: Pesquisas na internet, site
escrevendo o futuro, Leituras, registros, produções e digitações no NET,
pesquisas em livros;
Referencias teóricas: Pesquisas em livros, na internet, site
escrevendo o futuro, _(PÁG.
215/LÍNG.PORT./5ºANO/ANA TRINCONI BORGATTO...)MINHA SOMBRA
_(MURRAY,ROSEANA./FÁBRICA DE POESIA/SÃO PAULO: SCIPIONE, 2008.P.10)
_ (PALAVRA
CANTADA. CD CANÇÕES DO BRASIL/2001)
_ (LETRIA, JOSÉ JORGE. VERSOS
DE FAZER Ó-Ó.LISBOA:TERRAMAR,2000.P.38,60)
_(PÁG. 223/CIÊNCIAS./5ºANO/ROGÉRIO G.
NIGRO...)
_(TATIANA BELINKY/ QUINTETO
EDITORIAL, 1999/SÃO PAULO)
_ESTRELAS DO CÉU E DO MAR. JOSÉ SANTOS E
MARIÂNGELA HADDAD. SÃO PAULO:PAULUS,2005.
PAPE: Fátima Vitoriano
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