2.9.14

SEQUÊNCIA DITÁTICA GÊNERO POEMAS



Público alvo: Alunos dos 5ºanos do período da tarde
Professores envolvidos: Rosana e Fátima Vitoriano (PAPE)
Tema: APRENDENDO COM POEMAS
Duração: Três semanas (2º. Trimestre).
Justificativa: - Para que os alunos possam:
- Conhecer e praticar um novo uso da linguagem (poema) em uma nova situação comunicativa;
- Possibilitar a pesquisa e a exploração de estratégias de leitura.
- Aprofundar o olhar e o conhecimento quanto ao espaço geográfico e a realidade da comunidade a que pertencem, abrindo-se a perspectiva de transformação social e o posicionamento em diversas situações.
Objetivos:
o   Identificar poemas, aprender a escutar;
o   Ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas;
o   Reconhecer e fazer uso dos recursos da linguagem poética, quanto a sonoridade.
·        AVALIAÇÃO: Através de produções e revisões de textos de autoria e coletivos; Exercício de análise e interpretação de textos de autores diversos.

Atividades: (Livro: A poesia pede passagem/Elias José)
1)      Ler e recitar diversos poemas ( do referido livro ou de outros);
2)      Diferenciar a estrutura  do poema de outros portadores de textos( passar na lousa ou xerocar);

AQUI JAZ O BENEDITO

Aqui jaz o Benedito
Que esticou o cambito,
Se tivesse sido seu pai,
Tanto fez como tanto faz;
Se tivesse sido seu irmão,
Teria sido tarde o vilão!
E caso tivesse sido sua mana,
Bah, valia uma casca de banana!
E se tivesse morrido a família
Triste, triste ninguém ficaria,
Mas quem morreu foi o Benedito,
E como ele esticou o cambito,
Não há nada mais pra ser dito.

(Sergio Capparelli)
3)      Transmitir que poema é o texto e poesia é a sensibilização que o poema transmite (leitura da pag.25/29-poesia e poema);
4)      Perguntar aos alunos se eles já recitaram poema com entonação, falar da importância e pedir que escolham um pequeno poema para recitarem aos amigos da sala ( escolher alguns e afixar no mural da sala).
5)      Apresentar um poema explorando suas estrofes e versos. Passar na lousa o poema de Celina Ferreira (pag.60/61)


BOM DIA POESIA

Acordo leve e contente
Entre cores e alegria.
Penso no mar, nas montanhas,
Nos rios, na maresia,
 Nos peixinhos, nos corais,
No sol que me traz o dia.
Em tudo sinto a grandeza,
Em tudo vivo poesia.

Abro os olhos, que beleza
Que Deus agora me envia.
Sou dona dos horizontes,
Da terra e doce harmonia,
Dos frutos que vêm da terra,
Dos tesouros que ela encerra,
Das riquezas que ela cria.

Sinto a paz dentro de mim
E nada perturbaria
A minha grande esperança
Viva também a poesia
Que recolho no universo
E concentro em cada verso
Que distribuo: Bom dia


Quantos versos tem o poema?

Quantas estrofes tem o poema?

Numere as estrofes e represente uma por meio de ilustrações:

Copie o verso que mais gostou:

6)      Trazer para sala de aula e comparar poemas que possuam  ou não rimas, deixando claro que rimas são recursos e não obrigatoriedades;
       A PALAVRA CHAVE                                           ABRAÇO
            A palavra chave                                           Abraço é uma palavra
            Já não fecha                                                 doce, quente e gostosa.
            Nem abre                                                     Quando dado no capricho
                                                                                O abraço fica muito tempo
            A palavra amor                                           no corpo da gente.
            Muda de cor
           
            A palavra verde
Amadurece.

A palavra  chave
Voa no papel

Quais os nomes dos poemas apresentados?

Qual deles apresenta rimas?

Copie as rimas do poema:

Você deixou de compreender o outro poema por falta de rimas?

7)      Explorar um texto com apresentação de descritores, identificando-o no poema. Leia o poema e observe as descrições do escritor Ricardo Azevedo sobre tudo o que vê pela janela numa linguagem poética:


PELA JANELA
Lá no alto da janela
Vejo a vida e vejo a luz.
Vejo a montanha distante,
O jeito que a noite cresce,
O passarinho cantando,
O avião que reluz,
O vento tão passageiro,
As estradas,
As estrelas,
As esquinas da cidade,
Os homens e seus caminhos,
Os barcos soltos no mar,
As flores com tantas cores,
E o trem que, de longe, apita,
Anunciando a chegada
Daquela moça bonita.

Grife, no texto, tudo o que o escritor vê:
8)      Apresentar uma atividade para praticar a linguagem conotativa. Quando o sentido da palavra aparece com um sentido  ampliado ou alterado sugerindo ideias diferentes do sentido literal, dizemos que a palavra está no sentido figurado, também chamado conotativo. Leitura da pag. 31/32:
...”Eu sei fazer poesia escrevendo, jogando e brincando com as palavras. No poema, as palavras podem aparecer sozinhas ou acompanhadas. Só que muito bem acompanhadas. Pode aparecer na maneira tradicional de se fazer versos e estrofes ou de forma mais livre, criando maior sugestão visual.
Como poeta, tento mostrar que as palavras têm cor. O amor é azul e a solidão é cinza. As palavras têm também gosto, som, cheiro e forma. Paz é uma palavra azul, doce, tem o perfume da rosa, o som de valsa e é macia como um veludo desperta ternura, carinho, vontade de que tivesse forma para a gente abraçar a paz. Guerra é uma palavra vermelho escura, amarga, cheia de ruídos chatos, cheira poluição e espinha o corpo e a mente. Desperta sentimentos negativos, revoltas, dores, raivas, vinganças, destruições e mortes. Aí vai um pouco do que penso sobre a palavra:”

PALAVRA

A palavra  PALAVRA
É cheia de mistérios,
Azedume e doçura,
Liberdade e prisão
Verdade e mentira,
Alegria e tristeza,
Voo  livre e perigo.

A palavra PALAVRA
Vive nas penas dos poetas,
Nas conversas dos namorados,
Nas mesquinhas disputas,
Nas lutas pela verdade,
Nas mentiras infames,
Nas combinações com o diabo,
Nos monólogos com Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
9)      Sempre que surgir uma palavra que os alunos não souberem seu significado, consulte um dicionário. Não deixe de fixar que a linguagem que o poeta usa  não é uma linguagem comum. Os poetas não usam as palavras em seu sentido literal, do modo que estão no dicionário. A linguagem de um poema não é comum, ela expressa um modo particular do poeta ver e sentir o mundo( leitura das pag.31/37- a palavra poética).

Dicionário poético
ALEGRIA: Alegria é uma palavra extravagante, feliz, barulhenta e contagiante. Por mais que se esforce, o riso da alegria não cabe numa só palavra.
ANJO: É um ser humano de asas e bondade, que resolveu virar santo só pra cuidar da gente.
ABRAÇO: É uma palavra doce, quente e gostosa. Quando dado no capricho, o abraço fica muito tempo no corpo da gente.
ABANDONO: É uma palavra escolhida como bichinho órfão. Palavra abandonada, vive sempre muito sozinha.
           
10)  Trazer um poema destacando um trecho, pedindo para o aluno dar sua explicação individual sobre alguma parte referida ( alguns alunos preferiram aproveitar o poema exposto para a partir dele criar nova versão)

INSPIRADOS NESSE POEMA DE CARLOS RODRIGUES BRANDÃO FORAM DESENVOLVIDOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, QUE RESULTARAM EM EXCELENTES OBRAS DE AUTORIA DOS ALUNOS:

O WAI- QUEM- QUÉ
FECHE OS OLHOS
BEM FECHADOS
E AGORA SONHE
COM UM BICHO
UM BICHO SEU,
BEM SONHADO
DO JEITO QUE
VOCÊ QUISER!
SE LÁ DENTRO
DO SEU SONHO
ESSE SEU BICHO
BEM SONHADO
SAIR COMO VOCÊ GOSTA,
E FOR COMO VOCÊ QUER,
INVENTE UM NOME
PARA ELE. POR EXEMPLO:
UM WAI- QUEM- QUÉ!

11)  Leia o poema abaixo, depois complete criando uma nova versão de acordo com sua imaginação:

PARAÍSO  
  
SE ESTA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA LADRILHAR,
NÃO PARA AUTOMÓVEL MATAR GENTE,
MAS PARA CRIANÇA BRINCAR.

SE ESTA RUA FOSSE MINHA
EU NÃO DEIXAVA DERRUBAR
SE CORTAREM AS ÁRVORES
ONDE OS PÁSSAROS VÃO MORAR?

SE ESTE RIO FOSSE MEU,
EU NÃO DEIXAVA POLUIR
JOGUEM ESGOTO NOUTRA PARTE,
QUE OS PEIXES MORAM AQUI

SE ESTE MUNDO FOSSE MEU,
EU FAZIA TANTAS MUDANÇAS
QUE ELE SERIA UM PARAÍSO
DE BICHOS, PLANTAS E CRIANÇAS.

José Paulo Paes




12)  Produzir um poema ou uma estrofe referindo-se sobre sua cidade; se preferir pode apenas escolher um local específico da cidade para essa produção:



EMEB BENEDITO JOSÉ DE MORAIS
Nome Completo do (a) PAPE: Maria de Fátima Vitoriano Ceccon.

Relatório referente ao mês de :
Agosto
Modalidade:
Ensino Fundamental
Turma: 5º ano C Professora: Rosana da Silva Martins
Desenvolvimento da Ação: Pesquisas na internet, site escrevendo o futuro, Leituras, registros, produções e digitações no NET, pesquisas em livros;
Referencias teóricas: Pesquisas em livros, na internet, site escrevendo o futuro,      _(PÁG. 215/LÍNG.PORT./5ºANO/ANA TRINCONI BORGATTO...)MINHA SOMBRA  _(MURRAY,ROSEANA./FÁBRICA DE POESIA/SÃO PAULO: SCIPIONE, 2008.P.10)                     
  _  (PALAVRA CANTADA. CD CANÇÕES DO BRASIL/2001)
  _ (LETRIA, JOSÉ JORGE. VERSOS DE FAZER Ó-Ó.LISBOA:TERRAMAR,2000.P.38,60)    
   _(PÁG. 223/CIÊNCIAS./5ºANO/ROGÉRIO G. NIGRO...)
   _(TATIANA BELINKY/ QUINTETO EDITORIAL, 1999/SÃO PAULO)
    _ESTRELAS DO CÉU E DO MAR. JOSÉ SANTOS E MARIÂNGELA HADDAD. SÃO PAULO:PAULUS,2005.

PAPE: Fátima Vitoriano 



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